domingo, março 03, 2013

Comemorando 25 anos Secretaria da JPT realiza Conselho Político 2013






Comemorando 25 anos Secretaria da JPT realiza Conselho Político 2013 - See more at: http://www.pt.org.br/secretaria_noticias/view/grandes_debates_marcaram_o_conselho_politico_da_jpt_em_saeo_paulo#sthash.TliDQoHL.dp


O resultado deste encontro foi a construção da agenda de mobilização e ação política da JPT neste ano. Foram realizados debates, sobre o balanço da década, reforma política, mobilização social, integração latino americana e política pública de juventude.

Secretários e Secretárias de Juventude do PT dos 27 estados do país, dirigentes nacionais da JPT, representações da CUT, MST, Marcha Mundial de Mulheres, ABGLT, CNTE, Conselho Nacional de Juventude, Instituto Lula, Fundação Perseu Abramo, Juventude Negra 13, Direção Nacional do PT, Direção Estadual do PT de São Paulo e convidados internacionais da JPSUV(Venezuela), La Campora(Argentina) e da Alianza Pais(Equador) estiveram reunidos nos últimos dias 21 a 24 de fevereiro no Conselho Político da JPT.

O resultado deste encontro foi a construção da agenda de mobilização e ação política da JPT neste ano. Foram realizados debates, sobre o balanço da década, reforma política, mobilização social, integração latino americana e politica publica de juventude.
No dia 21 a atividade começou com as plenárias nacionais das forças políticas que compõem a JPT. Já no dia 22 o evento foi aberto oficialmente com a primeira mesa de Analise de conjuntura nacional e internacional. Participaram da mesa Paulo Frateschi (Secretário Nacional de Organização do PT), Edinho Silva (presidente do PT de São Paulo), Nalu Faria (Coordenadora Executiva da Marcha Mundial das Mulheres). A tarde começou com o debate “As agendas de Juventude e a mobilização social” que contou com a exposição de Severine Macedo (secretária nacional de juventude do Governo Federal), Alfredo Santos (secretário nacional de Juventude da CUT), Igor Felipe(Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Alessandro Melchior (Secretário de Finanças da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e Clarissa Cunha(vice presidenta da União Nacional dos Estudantes. Nesta mesa foi pautada a importância da participação dos jovens petistas na Jornada de Lutas da Juventude, que foi lançada em plenária no dia posterior.
Outro debate importante realizado no primeiro dia do Conselho Político da JPT foi referente ao balanço da década do governo democratico e popular. O deputado federal Ricardo Berzoini e o ex-ministro e diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci falaram dos avanços no Brasil depois do governo do PT.
A noite o Conselho Político abriu espaço para a celebração dos 25 de anos da Secretaria Nacional de Juventude do PT. O ato foi realizado no mesmo local e teve as presenças ilustres dos ex-secretários nacionais de Juventude do PT: Severine Macedo, Rafael Pops, Valdemir Pascoal e da Diretora da Escola Nacional de Formação Selma Rocha que também é membra da Direção Nacional do PT. No ato foi lançada a campanha de coleta de documentos da Juventude do PT do Centro de Documentação Sergio Buarque de Holanda intitulada “Uma história construída documento a documento”. O CSBH é o setor da FPA responsável pela preservação, organização e acesso ao arquivo histórico do Diretório Nacional do PT e de outros arquivos a ele relacionados, cabendo ao Centro ainda fomentar a pesquisa e a reflexão sobre a história do partido, seu momento histórico e sua base social, integrar a produção acadêmica sobre a história da sociedade brasileira e a ação política voltada à sua transformação; o resgate da memória das lutas populares, a construção de políticas públicas de preservação e acesso democrático aos registros históricos oficiais.
O Sábado começou com realização no Sindicato dos Químicos de São Paulo, na região central da capital, da plenária nacional da “Jornada de Lutas” e contou com mais de vinte movimentos que organizam a juventude no Brasil. Foi aprovado e lançado o Manifesto que balizará as ações da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira. A Jornada, tradicionalmente realizada no mês de março, traz como diferencial neste ano o fato de estar sendo construída coletivamente por diversos movimentos juvenis.
No dia 23 a tarde foi a vez de debater a integração latino americana e o protagonismo desta geração com a participação do diplomata brasileiro e ex-Ministro de Assuntos Estratégicos Samuel Pinheiro Guimarães, Xoam Noya (Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela), Tomas Ottavis (La Campora – Argentina), Ivan Andres(Alianza Pais do Equador) e Jean Tible da Fundação FES.
No domingo a atividade começou com uma dinâmica de apresentação dos estados e seguiu debatendo uma nova organização para os desafios históricos.  O Conselho Político no seu ultimo dia deliberou as principais ações para o ano de 2013, entre eles : Jornada de Formação, Encontro das Juventudes do do Foro de São Paulo, Encontro de Jovens Mulheres, Campanha pela Democratização da Midia, Seminário dos Movimentos Socias, ENEPT, a Jornada Nacional de Lutas e o Festival de Cultura.

O Conselho Político da JPT contou com a parceria da Fundação Perseu Abramo e da Fundação Friedrich Ebert

Nenhum comentário: