quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Filiados ao PSDB desconhecem o partido.


O jornal “O Estado de S. Paulo” publicou uma matéria na edição impressa deste domingo, 29, que mostra filiados ao PSDB, que desconhecem completamente o partido e sequer se lembram de ter assinado uma ficha. Numa das entrevistas, o “tucano” diz: “Eu nem sequer voto no PSDB”.
De acordo com o jornal, foram contadas 40 pessoas integrantes da “base” do partido de regiões de baixa renda. Parte delas recebe leite, do programa Vivaleite, por meio da Associação para Qualificação Profissional e Social dos Moradores do Jardim Pedro Nunes (Aqualiprof), dirigida por Wellington Machado, presidente do diretório do PSDB da Vila Jacuí, e a Assocam, presidida por Idevanir Arcanjo de Souza, também filiado ao partido.

Entre os filiados tucanos aptos a votar nas prévias que definirão o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo há pessoas que sequer conhecem o partido e que dizem ter passado seus dados eleitorais a entidades das quais recebiam leite distribuído pelo governo estadual, administrado pela legenda. Até simpatizantes do PT estão na lista oficial tucana. Ao entrar em contato com 40 integrantes da “base” do PSDB nas regiões leste e sul, áreas de baixa renda onde há concentração de “tucanos”, o jornal O Estado de S. Paulo encontrou moradores que ignoravam a condição de filiados.
Cinco mulheres da zona eleitoral Vila Jacuí apontaram entidades associadas ao programa Vivaleite, da Secretaria de Desenvolvimento Social do governo estadual, como possível explicação para seu vínculo com o partido. Foram citadas a Associação para Qualificação Profissional e Social dos Moradores do Jardim Pedro Nunes (Aqualiprof), dirigida por Wellington Machado, presidente do diretório do PSDB da Vila Jacuí, e a Assocam, presidida por Idevanir Arcanjo de Souza, também filiado ao partido.
A Vila Jacuí – zona eleitoral com maior concentração de tucanos “de carteirinha”, conforme mapeamento publicado pelo Estado na semana passada – é região de grande influência do vereador Adolfo Quintas (PSDB). No final de 2009, o parlamentar participou de um evento de Natal com Idevanir na região onde foram feitas as filiações. Também há mensagem de Wellington Machado elogiando-o em site ligado ao partido. Nas prévias, Idevanir diz que irá apoiar o deputado Ricardo Tripoli. Machado declarou apoio ao secretário Bruno Covas (Meio Ambiente).
Mais de 20 mil pessoas poderão votar nas prévias, marcadas para março. Líderes tucanos temem que a filiação de pessoas sem vínculos com o partido favoreça determinado candidato – estão também na disputa os secretários Andrea Matarazzo (Cultura) e José Aníbal (Energia).
“Não sabia que estava filiada”, disse Ana Luiza Miranda Berlink (leia depoimentos abaixo). “Mandaram um cartãozinho com uns folhetos. Como eu faço muito cadastro de casa própria, pensei que fosse isso. E meus filhos recebiam leite daquele programa. Pode ter sido alguma dessas vezes”, declarou.
Depoimentos
‘Pediram meu título, mas não lembro pra quê’
A senhora é filiada ao partido?
Não entendo o que é.
A senhora é filiada ao PSDB?
Auxiliar do SBT?
É militante do PSDB, do partido?
Não sou…
O nome da senhora consta de uma lista de filiados. A senhora nunca preencheu documentos para se inscrever em um partido político?
Não, nunca preenchi nenhum documento. Inclusive tenho deficiência visual. Sou especial pelo problema meu, não dá para eu ler nada. Perdi a visão total num olho num acidente e tenho apenas 20% em outro.
Alguém lhe pediu o título de eleitor?
Uma vez me pediram, mas não lembro pra que era.
A senhora está em algum cadastro do governo?
Eu tenho o Bolsa Família. E também recebo o leite para o meu neto.
‘Eu nem sequer voto em tucanos’. ‘Filiados’ tucanos desconhecem partido
O senhor se filiou ao PSDB por iniciativa própria ou foi convidado por alguém?
Um amigo meu me convidou. Na verdade, ele pegou meus dados e me filiou.
O senhor acompanha as questões internas do partido?
Não, só por jornal, às vezes. Eu nem sequer voto no PSDB.
No ano passado, para presidente, o senhor não votou no candidato José Serra?
Não, votei na Dilma.
Mas se o senhor nem sequer vota em tucanos, por que se filiou ao partido?
Esse amigo, que é do PSDB, me filiou sem que eu soubesse. É um conhecido, na verdade. Eu costumo jogar bola com ele, não é um amigo próximo. Ele até comentou que iria me filiar, mas achei que estivesse brincando.
E o senhor sabe das eleições prévias no PSDB para escolher o candidato a prefeito?
Não estava sabendo, não.

E O PIG NÃO MOSTRA, ISSO É UMA VERGONHA, TEMOS QUE DIVULGAR!

3 comentários:

Rogério Carréra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério Carréra disse...

Acho que os ilustres pré candidatos a prefeito de Tucuruí, não devem esquecer apenas que precisamos de politicas de emprego e renda, afinal estou cansado assim como muitos jovens estão, de dar adeus a amigos e familiares que vão para outras cidades porque Tucuruí já não oferecem oportunidades, mas creio que quem já teve essa chance e não o fez, não o fará mais, então que venha o novo.

Davison Jaime disse...

Emprego e renda, deve ser o principal debate dessa campanha, Tucuruí precisa urgentemente de uma solução. Basta planejamento, gestão e comprometimento com o povo!